Notícias do nosso Ganoni

Notícias do nosso Ganoni

 E-mail

Visita ao Kosher Center

A turminha do pré realizou uma visita ao Kosher Center, no Bom Retiro, para observar a produção das chalot e pães - hamotsi e mezonot. As crianças observaram o processo de produção dos pães, desde a farinha sendo peneirada até a diferença entre os pães hamotsi e mezonot, incluindo a hafrashat chala. Também entenderam a função do mashguiach e sua importância. Para finalizar, tomaram um lanche bem gostoso. Compramos deliciosas bolachinhas para o kabalat shabat feito na escola. Os pequenos adoraram!

Visita ao Kosher Center 02.jpg 

 

Aprendendo sobre Kaparot

Às vésperas de Yom Kipur, o Rabino Schapiro deu uma aula às crianças do Gan sobre a cerimônia de Kaparot, celebração que precede uma das datas mais importantes de nosso calendário. Utilizando galo para meninos e galinha para meninas, o Rabino Schapiro demonstrou alguns aspectos da celebração. Apesar do medo de algumas crianças diante das aves, todas ficaram encantadas e puderam entender princípios da cerimônia. 

Aprendendo sobre Kaparot 02.jpg 

Hashnassat Cheider

Em 6 de Tishrei, logo pela manhã, alguns alunos do maternal participaram do Hachnassat Cheider, cerimônia que marca o início dos estudos da Torá e do Alef Beit. É um costume antigo, geralmente feito pela manhã, comparando este dia com o dia em que o povo de Israel recebeu a Torá no Har Sinai.

É um momento importante no qual as crianças são apresentadas formalmente ao Cheider. O evento foi marcado pela alegria e emoção de todos que estavam presentes.
Parabéns a todos!
 
Hachnassat Cheider 02.jpg 

Visita ao Ten Yad

As alunas do Gan foram ao Ten Yad entregar as doações recolhidas desde o início do semestre, e foram recebidas pelas voluntárias Dora e Fani, que contaram como funciona a instituição e seu trabalho beneficente. As alunas visitaram a cozinha e conheceram as voluntárias que embalam alimentos. O Rabino Berel Weitman aproveitou a visita das alunas para conversar com elas e mostrar gratidão pelos brinquedos, comidas e roupas doadas. As meninas se sentiram realizadas! O passeio é uma forma de sensibilizá-las para a necessidade e importância de ajudar ao próximo.

Passeio Ten Yad.jpgRead More »

Passeio Radical com o Gan

No dia 25/05, em comemoração a Lag Baomer, fizemos um passeio do Gan para o Parque de Esportes radicais, no Bom Retiro. O dia estava lindo e as 72 crianças do maternal até o 1 º ano feminino contaram com a presença do professor de educação física para atividades de bola, corda e muitas gincanas. Na volta, fizemos um delicioso piquenique em volta da fogueira, com muitas comidas gostosas, música e dança!

 

 

Aniversário do Rebe

9k=.jpg 

25 de Adar é a data de aniversário da esposa do Rebe, a Rebetsyn Chaya Mushka. E para comemorar isso o Gan fez um linda festa com todos os alunos para celebrar esta data tão especial. Até o dia 11 de Nissan (19 de Abril) as crianças vão dedicar, como presente ao Rebe e Rebetsyn, algumas mitsvot - como dartsedaka, ajudar um amigo, emprestar um brinquedo, etc. Tudo isso irá ajudar a compor um lindo mural. 


Festa das Mamys

“Eu fico emocionada!”, declarou a morá de música Branca Brener, ao final do  Encontro de Mães e Filhos no Ganoni, para marcar o término do semestre letivo. As crianças já esperavam suas “mamys” para  brincar, cantar, pular, dançar, fazer um pouco de bagunça e dar muitos beijos e abraços. A morá Branca, que canta, toca violão e ensina com sua voz doce, garante que “a música é forte instrumento de união entre as pessoas e para as crianças pequenas, é muito eficaz no aprendizado”. Realmente, as mamães confirmaram as constatações da morá Branca, que tem o apoio… Read More »

Simchá em Família

As meninas do Pré do Gani, da morá Rivka Antebi, estudaram tudo sobre a família e um dos temas relacionados era a simchá na mishpachá. Não apenas elas aprenderam na kitá quais são as ocasiões relacionadas à alegria das famílias, como o nascimento de um bebê, o brit-milá, o casamento, mas colocaram em prática o que a morá tanto enfatizou: o irmão de uma amiga fez Bar-Mitsvá e as meninas do Pré foram conferir tudo o que envolve essa simchá.

Desde a entrega dos convites até a preparação da festa, muitas etapas precisam ser cumpridas e o menino estuda bastante para marcar a data em que… Read More »

Pet Zoo: Passeio multidisciplinar no Gan

As crianças do maternal e das turmas de Jardim I e II masculino e feminino fizeram um passeio muito interessante para conclusão do semestre: visitaram o Pet Zoo, uma mini fazenda com 15 mil m² de área verde, especializada em deixar os pequenos em contato com os animais. Alimentar os bodes, fazer carinho nos coelhos filhotes, tirar leite da vaca, andar a cavalo e tocar o casco duro da tartaruga foram algumas das atividades que as crianças do Gan fizeram lá.

Acompanhados das morot, os alunos viram de perto quais são os animais casher e aprenderam quais são suas características  e diferenças em relação aos não-casher. Além disso, as turmas de… Read More »

Bombeiros em Lag Baomer

Lag Baomer é uma festa em que é possível explorar o tema "fogo" com muita criatividade. É um assunto instigante para as crianças, não apenas pela curiosidade em relação às chamas, cores, calor, cozimento de alimentos, mas também pela necessidade de estar atento ao fogo e aos perigos que pode causar. Juntamente com o projeto Profissões, ministrado pelas morot nas turmas de Jardim I e II masculino e feminino, foi realizada uma visita ao Corpo de Bombeiros, para mostrar de perto como é a rotina dos profissionais que lidam com os incêndios. No imaginário infantil, os bombeiros são verdadeiros herois! Não bastou conhecer os… Read More »

Picnic e fogueira no Gan

 Lag Baomer é festa para criança. Quanta diversão! No Gan, o picnic com lanche delicioso, meninas de um lado sentadas sobre toalha rosa e meninos de outro, com uma bela toalha azul estendida. Tudo isso regado a muita música e claro, uma fogueira de verdade. O olhar curioso das crianças para o fogo revela o encanatmento e a vontade de festejar. 

1.jpg

Lag Baomer no Gan

Lag Baomer no Gan

Lag Baomer no Gan

Lag Baomer no Gan 

Lag Baomer de verdade no Ganoni

Entre as festas judaicas, Lag Baomer se destaca por ter cara de criança. Fazer fogueira, dançar em volta dela, brincar de arco e flecha, ir à parada, cantar músicas, se esconder na caverna de Rabi Shimon bar Yochai e brincar bastante são alguns dos costumes que fazem todo pequeno se divertir. Após um período em que se privam certas atividades, durante a Contagem do Omer, a festa de Lag Baomer vem com toda a força para alegrar e no Ganoni, não foi diferente.

Os alunos do berçário, mini e maternal vivenciaram o tema por meio de atividades práticas, sempre envolvendo os ensinamentos ligados a Ahavat Israel. Vale destacar os trabalhos de artes, as… Read More »

Sons que cantam e encantam

Sons que cantam e encantam    A turminha do Jardim II das meninas finalizou o primeiro projeto do ano, “Sons que cantam e encantam”, ministrado pela morá Tânia Treiger. A ideia era perceber o que é o som, que vai muito além da música, e como ele pode ser extraído dos mais diversos materiais.

 

Sons que cantam e encantam    Mangueiras, ar, vibração ao bater na ponta da régua, são alguns exemplos de como a morá Tânia conseguiu explorar o tema. Além disso, as meninas observaram que o corpo também produz sons, ao bater palmas, bater na barriga, bater os pés no chão. Identificar o som de instrumentos musicais e reconhecer o som… Read More »

Amor e carinho em visita aos bebês

O projeto “Ahavat Israel”, idealizado pela morá Rivka Antebi para as meninas do pré é bem abrangente e tem como objetivos unir e fortificar a relação entre as alunas, num momento propício para isso – o de Sefirat Haômer. Uma das atividades do projeto era frequentar a casa das amigas, para exercer a hospitalidade e fortalecer a amizade. Outra atividade de destaque foi a visita ao Maon Ganoni, o berçário da escola, para ver como cada bebê é cuidado com muito carinho, dedicação, paciência e amor. “As meninas não apenas se divertiram16_04 014.jpg com os pequenos, mas observaram os detalhes no cuidado de cada um. Ter amor ao… Read More »

Novos brinquedos para o Gan

Para os meninos, carros, postos de gasolina, blocos de montar e ferramentas. Para as meninas, bonecas, carrinhos de bebê, artigos de cabelereiro, comidinhas... A brinquedoteca do Gan tem novidades: por intermédio da morá Betina Kempenich, o espaço recebeu uma doação de grande quantidade de brinquedos. São jogos educativos, bonecas, fantasias, feirinha, brinquedos diversos.

O espaço está muito legal, aberto a doações de brinquedos para incrementar ainda mais, a diversão e o aprendizado das crianças.

 Brinquedoteca

Brinquedoteca Brinquedoteca

Brinquedoteca 

Procurando postagens antigas? Veja a barra lateral para o Arquivo.