Bastidores de uma vida chassídica-escolar

Bastidores de uma vida chassídica-escolar

Noticias de tudo que acontece nas escolas

 E-mail

A Luta Por Um Ideal

 Educar adolescentes nunca foi uma tarefa fácil, mas hoje em dia vem se tornando um verdadeiro desafio!

Isto não seria diferente com Israel, um jovem bachur yeshivá (aluno de uma Yeshivá) que no florescer de sua adolescência passa a buscar um sentido ao seu modo de viver. Entretanto, uma história tocará o seu coração e mudará sua maneira de encarar a vida.

Rússia início do século XIX. Nas aldeias judias conhecidas como Shteitl's, o pavor e o medo predominam. Periodicamente crianças são sequestradas de suas casas a fim de servirem como soldados fiéis o exército do Czar Nicolau I. Entre elas, muitas lutariam para… Read More »

Cooking Class

Alunas do 9º ano do Gani participaram de uma aula de culinária com a teacher Martha. As meninas utilizaram o vocabulário aprendido em aula para fazer um delicioso bolo na cozinha da escola.

Cooking Class 02.jpg 

Aula de Ciências

No 2º ano do Lubavitch, a morá Patricia fez experiências para poder explicar porque alguns objetos afundam na água e outros não. Os meninos adoraram e aprenderam na prática os conteúdos apresentados no livro sobre a densidade dos objetos. Não faltou diversão!

Aula de Ciências 02.jpg 

Atividade Esquema Facial

Os alunos do 1º ano , orientados pela mora Eliana, desenvolveram um trabalho de desenho, tendo como referência o esquema facial. O uso da criatividade foi valorizado e os alunos se divertiram comparando expressões faciais e seus belos sorrisos.

Atividade Esquema Facial 02.jpg 

 

Visita à Natura

Alunas do Ensino Médio fizeram uma visita à fábrica da empresa Natura. A visita teve o objetivo de trabalhar os conteúdos de Geografia, Biologia e Química. As alunas foram acompanhadas pela professora de Biologia, morá Lais e as morot Eva e morá Raya. As alunas desfrutaram de um momento de integração e aprendizagem. A empresa Natura é uma empresa diferenciada pelo respeito ao meio ambiente e pelo cuidado com funcionários, especialmente as mulheres.

Visita à fábrica da Natura 02.jpg 

Visita à Mikvê do Beit Chabad

 As meninas do Jardim estão aprendendo sobre a importância da água. Durante a semana, elas aprenderam a brachá de mashiv haruach umorid hagueshem. Aprenderam também sobre as mitsvot feitas relacionadas à água como netilat yadaim ao acordarmos, depois de irmos ao banheiro e antes de comer um alimento hamotsi. Para ampliar o aprendizado sobre o tema, as meninas visitaram a Mikvê do Beit Chabad, onde o Rab. Duby explicou todo o processo de captação, desde a caixa d'água, que recebe a água da chuva, até a Mikvê. As crianças trouxeram utensílios novos para serem mergulhados na Mikvê e, assim, aprenderam a brachá… Read More »

Visita à Yeshivá Tomchei Tmimim

O dia 20 de Cheshvan marca uma data importante para o movimento Chabad. Neste dia, em 5621 (1860), nascia Rabi Shalom DovBer, o Rebe Rashab. Entre os grandes feitos do quinto Rebe de Lubavitch, destaca-se a criação da Yeshivá Tomchei Tmimim em 15 de Elul 5657 (1897), onde a parte revelada da Torá seria estudada com a mesma reverência do estudo da Chassidut, e os conceitos mais profundos da Chassidut seriam estudados com a mesma profundidade de compreensão empenhada no estudo da parte revelada da Torá.

Atualmente, a Yeshiva Tomchei Tmimim possui diversas filiais por todo o mundo. Uma delas encontra-se no bairro Bom Retiro, em S. Paulo. Em comemoração ao aniversário do… Read More »

Passeio à Agência dos Correios

As alunas do 4º ano do Gani fizeram uma vista à agência dos Correios, na rua Barra do Tibagi. Acompanhadas da Mora Ana, as alunas puderam conferir os bastidores da agência e o trabalho da equipe dos Correios. Elas escreveram cartas e escolheram destinatários em diversas partes do mundo, como Israel e Nova Iorque, e aprenderam todos os procedimentos para envio de correspondências. As meninas adoraram!

Passeio a agencia dos correios 02.jpg 

Desafio de Ativismo Comunitário

As alunas do 1º ano do Ensino Médio, orientadas pela Mora Nivea, participaram do ‘'Desafio de Ativismo Comunitário” promovido pela Fundação Arymax.

O Desafio é desenvolvido anualmente junto a escolas da rede pública e privada e premia os melhores trabalhos de cada instituição. Neste ano, o grupo premiado desenvolveu um projeto propondo a criação de livros diferenciados, para trabalhar a questão do desmatamento e preservação da natureza junto ao público infantil.

O grupo vencedor foi: Nechama Hershkoviz, Telma Petresco e Esther Fridman. Parabéns às alunas!

WhatsApp Image 2017-10-31 at 13.38.46.jpegRead More »

Campanha Charidy Fundo de Bolsas 2017

Após o grande sucesso de nossa campanha pioneira, realizada em junho deste ano, escrevemos mais um lindo capítulo na história da educação judaica na última semana.

Segundo a Federação Israelita do Estado de S. Paulo (Fisesp), ao menos metade dos jovens em idade escolar da comunidade judaica de S. Paulo está fora das escolas judaicas. E dos 4,5 mil alunos matriculados nessas escolas, cerca de 44% são bolsistas ou tem algum tipo de desconto. A necessidade em fornecer educação judaica aos nossos jovens continua crescente. Com essa perspectiva, a Campanha Charidy Fundo de Bolsas - realizada no dia 6 de Chesvan (25 e 26 de outubro) - estipulou uma meta de R$ 4… Read More »

Preparando a Chala

As alunas do Ensino Médio do Gani tiveram uma aula de culinária na última semana. Com a supervisão das morot Shoshi, Raya e Fofa, as alunas colocaram a mão na massa e aprenderam a receita da Chalá. O pão é um alimento indispensável da mesa judaica, e sua preparação exige delicadeza e carinho. O resultado foi delicioso!

WhatsApp Image 2017-09-28 at 19.02.04.jpeg 

Rebetsin Chana

Ainda em 6 de Tishrei, lembramos o yortsait da Rebetsin Chana com os pequeninos do Gan. Rabi Levi Yitschak foi exilado para a distante aldeia de Chi'ili, na república do Cazaquistão. Sua esposa, a Rebetsin Chana, o acompanhou. A pobreza era grande e não havia muitos recursos ou sequer tinta para escrever. Foi quando a Rebetsin conseguiu extrair tinta das ervas que encontrava no caminho para que seu marido pudesse escrever. O papel era tão escasso que Rabi Levi Yitschak escrevia nas margens dos livros ou em pequenas tiras de papel que ela conseguia arranjar. 

Para que as crianças pudessem entender a grandeza da atitude da Rebetsin, os alunos recolheram plantas e flores do pátio, que foram… Read More »

Palestra com Ernesto Haikewitsch

No dia 26 de Tishrei - 16 de outubro - as alunas do 3o ano do Ensino Médio do Gani, e alunos do 5º, 7º e 8º ano assistiram à palestra de Ernesto Haikewitsch, que falou sobre a evolução do dinheiro, vantagens e conveniência do dinheiro digital. A moeda, como  a conhecemos hoje, é resultado de processos históricos que definiram o cenário econômico atual. Em uma aula explicativa, todos puderam entender as transformações que moldaram o uso do dinheiro e relações comerciais. Ernesto é diretor da empresa GEMALTO, multinacional responsável pela segurança digital de diversas empresas no mundo.

 Palestra Evolução do Dinheiro 02.jpgRead More »

Visita ao Aquário de São Paulo

No dia 13 de Tishrei - 3 de outubro - os alunos do 3º e 4º ano do Lubavitch visitaram o Aquário de São Paulo. Junto com os professores Gerson Torres, Patrícia Gertel, Beth Katz e Mora Eva Zellerkraut, os alunos puderam observar diversos animais terrestres e da fauna marinha de diferentes locais do planeta. Foi uma experiência muito rica para os alunos,  enquanto o professor Gerson explicava alguns aspectos da vida dos animais e  de seu habitat natural. Os alunos adoraram! 

WhatsApp Image 2017-10-03 at 14.40.07.jpeg 

Palestra com Rabino Yehuda Leib Schapiro

O dia 6 de Tishrei marca uma data importante no calendário judaico. É o dia do falecimento de Rebbetzin Chana Schneerson, mãe do sétimo Rebe de Lubavitch, o Rabbi Menachem Mendel Schneerson.  Neste dia, as alunas das turmas do Gani puderam aprender mais sobre a vida de Rebbetzin Chana em uma palestra via Skype com Rabi Yehuda Leib Schapiro, direto de Miami. O Rabino falou sobre a vida de Rebbetzin Chana e seu papel importante de resistência à perseguição que o povo judeu sofreu no início do século passado, além de migrar para vários países levando as escrituras sagradas de seu marido, Levi Yitzchak, focadas nos ensinamentos da Cabalá. Foi… Read More »

Procurando postagens antigas? Veja a barra lateral para o Arquivo.