Bastidores de uma vida chassídica-escolar

Noticias de tudo que acontece nas escolas

Visita especial

 Na última quarta-feira (07), yortzait do Sr. Samuel Klein, recebemos uma visita mais que especial: seu netos, Raphael e Natalie Klein vieram até as Escolas Gani e Lubavitch para ver de perto tudo que aconteceu na nossa Mostra Cultural de 2018. Na ocasião, passaram de andar em andar, conversando com alunos de séries diferentes e conhecendo os trabalhos feitos por eles. Eles inclusive colocaram a mão na massa, ou melhor, na terra, para plantar mudas junto aos alunos do pré masculino, que exploraram a plantação e os processos de germinação das sementes no último semestre. Por fim, para marcar esta data especial, aconteceu na Sinagoga o descerramento… Read More »

Brachot + Alimentação saudável + Criatividade = Uma combinação perfeita!

 O Projeto Brachotdesenvolvido pelas morot Rivka e Simone, teve um desdobramento muito interessante. Além de aprenderem a ordem das brachot  trabalharam a conscientização para uma alimentação mais saudável.

As alunas, acompanhadas de suas morot, foram ao shuk do bairro e compraram as frutas que gostariam de comer naquele dia. Essa compra foi precedida de uma lista escrita em ivrit feita em sala. Em duplas foram à feira. Lá puderam ver e sentir cores, aromas e formas. Além disso, puderam vivenciar a rotina de compras de frutas na feira. 

No retorno à escola, as alunas montaram… Read More »

Este objeto é feito do que?

 A morá Sandra provocou atitudes curiosas em suas alunas ao propor o projeto: “Os diferentes materiais”.

Iniciaram o estudo identificando os materiais utilizados na produção de objetos comuns do cotidiano e associaram as características dos materiais à utilidade do objeto em que é usado.

Pesquisando textos e assistindo a vídeos na internet descobriram que o lápis e o papel são feitos de plantas, assim como roupas de algodão e alguns remédios.

O estojo pode ser de tecido ou plástico e ter zíper de metal ou de plástico também. A borracha pode ter origem nas plantas (feita de uma substância extraída de… Read More »

Os animas Kasher e o trabalho do Sofer

 As alunas do Jardim, da Morá Sheila, estão estudando os animais ke'sherimsuas características e o que eles proporcionam. A vaca, por exemplo, dá o leite, a carne e o couro. Do couro é possível fazer o klaf (pergaminho) onde se escreve a mezuzá e a Torah. Para entender melhor como isso é feito, convidaram o Rabino Dani Eskenazi, avô de uma das alunas, para contar - e mostrar! – como é o trabalho de um sofer. Ele mostrou um pedaço de klaf, a pena e a tinta que usa para escrever na mezuzá. Foi muito interessante para as alunas vê-lo escrever as letras… Read More »

Saída Pedagógica ao Aquário

 

As alunas do 3° ano do Gani fizeram uma saída pedagógica ao Aquário de S. Paulo. Com as informações oferecidas pela bióloga do local, fizeram novas descobertas e comprovaram outras estudadas anteriormente. Foi muito proveitoso e agradável!

passeio animais.jpg

Siyum - 8° ano Gani

Já as meninas no 8º ano fizeram umSiyum de Parashá Bamidbar, decorando um lindo bolo com uma maquete do jeito que Bnei Israel acamparam o midbar - deserto. O resultado foi o melhor!

siyum 8o ano.jpg 

Siyum - 5° ano Gani

 

O 5º ano fez um Siyum da Parashá Vaerá, e para comemorar, fizeram uma atividade sobre as Makot - as 10 pragas. No final, as alunas receberam um nash conectado com cada maká.

siyum 5o ano.jpg 

Shabaton

 Em honra ao Rosh Chodesh Kislêv,tivemos um Shabaton na casa da Morá Raya. As meninas participaram de estudos e fizeram um Farbrengen especial. Elas adoraram!

shabaton colegial.jpg 

Rosh Chodesh Gani

 

A programação em honra de Rosh Chodesh Kislêv do fundamental I do Gani foi super especial! As alunas aprenderam tudo sobre a história da data, fizeram uma Tefilá em conjunto e trabalharam com nigunim e músicas.

rosh chodesh.jpg1.jpg As alunas do Fundamental II junto as morot Madina e Dedé se reuniram para celebrar Rosh Chodesh Kislêv. Rezaram, assistiram um vídeo e fizeram um jogo de reflexão sobre a importância de se conectar com o Rebe. Ao final da atividade as alunas receberam de um chaveiro de lâmpada de brinde, simbolizando… Read More »

Visita sustentável

 Os alunos do Lubavitch receberam na escola o famoso Seu Bahia, que veio para contar um pouquinho sobre seu trabalho. Há anos, ele recolhe material de sucata nas ruas e recicla. Os alunos puderam tirar todas suas dúvidas em relação a reciclagem e entender a importância disso para um mundo mais sustentável

reciclagem.jpg

Passeio ao Zoológico

 

1° e o 2° ano do Lubavitch foram até o Zoológico de Guarulhos. Lá, tiveram a oportunidade de conhecer a diversidade da fauna e da flora brasileira, bem como participar de uma atividade muito prazerosa e interessante. Acompanhados pelo Rebe Avi, Morá Eliana e Morá Patrícia, os alunos se encantaram com todas as espécies de animais que conheceram, tornando o passeio uma aula ao vivo e a cores.

zoologico.jpg

Shorashon

 

No dia 24 de outubro, os alunos da classe chumash alef participaram de um Shorashon. Um chidon de shorashim do chumash estudados durante o ano. As crianças estudaram as palavras através de cartelas. B"H foi um sucesso e as crianças mostraram muito conhecimento. Parabéns a todos os participantes!

shorashon.jpg

Siyum - 3° ano Lubavitch

 

Os alunos do Chumash II - 3° ano comemoraram o Siyum - término do estudo da Parachá Chayê Sará na casa do Rabino Chesky. Lá, aproveitaram muito conversando sobre os estudos e finalizaram com um delicioso almoço de culinária oriental. Parabéns a todos!

siyum.jpg 

Vav Tishrei - Yurtzait

 As alunas do colegial e do 9° ano do fundamental tiveram uma atividade especial para a data deVav Tishrei - Yurtzait (aniversário de falecimento) da Rebetzin Chana, a mãe do Rebe.

atividade rebetsin.jpg 

Passeio para a Inventolândia

 Os alunos do 4° ano do fundamental tiveram a oportunidade de conhecer o museu das invenções, a Inventolândia. Inaugurado em 1996, este foi o primeiro museu de invenções da América Latina. O local abriga nada menos que 700 invenções que são constantemente alternadas. Uma das propostas do museu é mostrar para seus visitantes o quanto a ciência pode ser divertida. 

Empolgados, os alunos conheceram diversas invenções interessantes e puderam manuseá-las para entender o uso de cada uma delas. Sem dúvidas, uma proposta excelente para unir diversão e aprendizado!



Read More »

Procurando postagens antigas? Veja a barra lateral para o Arquivo.